Publicações de Turismo
Nova busca:        


Determinantes da fidelização do turista internacional no Brasil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil
 
     Determinantes da fidelização do turista internacional no Brasil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil
     Determinants of international tourist loyalty in Brazil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil
     


Autor(es):
Rocha Biscaro, Vinicius
Assis Feitosa, Paulo Henrique


Periódico: Revista Cenário

Fonte: Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; v. 9 n. 3 (2021); 323-338

Palavras-chave:
Fidelização; Destinos turísticos; Motivação; Satisfação; Modelagem estatística.


Resumo: A fidelização de destinos turísticos tem importância estratégica tanto para a tomada de decisão empresarial como para formulação de políticas públicas com relação a sua competitividade. Por meio de um estudo empírico com dados da pesquisa de turismo receptivo do Ministério de Turismo do ano de 2013, o artigo avaliou as variáveis que determinam a fidelização de turistas internacionais no Brasil. Foram tratadas como variáveis relacionadas à fidelização a intenção de retorno ao país e o número de visitas ao Brasil realizadas pelos turistas estrangeiros, com aplicação das técnicas estatísticas regressão logística e regressão linear simples respectivamente. Observou-se que a variáveis relacionadas à motivação e satisfação do turista explicam o comportamento da fidelização, o que reforça os resultados encontrados em outros estudos internacionais que abordaram o tema.