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A importância da formação de redes informacionais na cooperação entre pequenos negócios no litoral do Paraná: informação cultural e turística sobre o barreado prato tipicamente regional
 
     A importância da formação de redes informacionais na cooperação entre pequenos negócios no litoral do Paraná: informação cultural e turística sobre o barreado prato tipicamente regional
     The importance of informational networks in the cooperation among small businesses in Paraná Coast (Brazil): cultural and touristic information about barreado a typical regional dish
     


Autor(es):
Scheuer, Luciane
Lopes, Elaine Cristina
Conrado, Daniel Barreto
Colodel, Helen Caroline Correia
Pinto, Thainá Luise do Rosário
Nascimento, Iasmin Lima do


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 6 n. 1 (2022): Janeiro-Julho; 56-78

Palavras-chave:
Barreado; Litoral do Paraná; Turismo Gastronômico; Redes de Cooperação Informacional; Competitividade.


Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender a tradição do Barreado no Litoral do Paraná e quanto a informação estratégica sobre o prato poderia ser um diferencial competitivo. No entanto, sabe-se que a padronização em seu preparo é essencial para manutenção da sua história e de questões socioculturais da região. Sendo assim, este estudo de caráter qualitativo e exploratório trouxe informações acerca da tradição do prato tipicamente regional e, também, sobre as redes informacionais entre pequenas empresas, o que poderia gerar diferencial competitivo por suas características estratégicas, intensificando pontos fundamentais para a sua conservação. Constatou-se que levar o conhecimento sobre o prato típico da região litorânea é importante para que o mesmo seja repassado às gerações futuras, a fim de cultivar essa tradição marcante que permeia a história do litoral paranaense, e ainda fortalecer o turismo nessas cidades, o que naturalmente acaba sendo o foco principal dos turistas que almejam conhecer e degustar a iguaria. Com relação à metodologia de coleta de dados, foram aplicados questionários estruturados com perguntas abertas aos empresários da região que trabalham com o prato, pois se acreditou que essas dariam suporte às questões de ordem subjetiva e qualitativa, buscando mais elementos para a compreensão dos argumentos do entrevistado, cuja amostragem aconteceu por acessibilidade. Assim, o que se verificou é que a informação estratégica pode ser relevante para o contexto regional e que a formação de redes de cooperação informacional poderia contribuir para o crescimento do conhecimento sobre o prato, já que se constatou que essas ainda não existem.