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A Percepção do Uso do Cliente Oculto na Gestão da Qualidade em Empreendimentos Turísticos
 
     A Percepção do Uso do Cliente Oculto na Gestão da Qualidade em Empreendimentos Turísticos
     The Perception of the Use of Mystery Customer in Quality Management of Tourism Enterprises
     La Percepción del Uso del Cliente Oculto en la Gestión de Calidad en Empresas Turísticas


Autor(es):
Aguiar, Alfredo Brito
Oliveira, Thaís de Almeida Fernandes
Savi Mondo, Tiago


Periódico: Revista Latino-Americana de Turismologia

Fonte: Revista Latino-Americana de Turismologia; Questões Atuais em Turismologia (Ed. Regular), vol. 7, n. 1 (único), 2021; 1-14

Palavras-chave:
Turismo; Qualidade; Cliente oculto


Resumo: Medir a qualidade de um produto ou serviço é de extrema importância atualmente, no turismo, por lidar com a expectativa dos viajantes e pela alta competitividade, deve-se atentar ainda mais aos quesitos de qualidade. O objetivo desse trabalho é entender a percepção do uso do Cliente Oculto como método de gestão da qualidade pelos empreendimentos turísticos de destinos que já o utilizam e as oportunidades observadas após sua implementação. A metodologia qualitativa consistiu em pesquisas bibliográficas a fim de identificar as principais características da ferramenta e experiências na aplicação; e por entrevistas com gestores do setor de turismo que já utilizaram o Cliente Oculto, a partir de dois pontos de vista: dos avaliadores e dos avaliados. A pesquisa foi realizada nos destinos de Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro, destinos brasileiros já consolidados. A partir dos resultados, foi identificada a necessidade de uso do cliente oculto como ferramenta para percepção da qualidade de forma mais criteriosa, e aliada à outras formas de avaliação complementares. O estudo também traz insumos para aumentar a visibilidade sobre a avaliação com cliente oculto e casos de utilização dela para melhorar gestão da qualidade no turismo.