Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Reserva Extrativista Marinha de Corumbau Sob a Ótica do Turismo em Áreas Protegidas: a Perspectiva Discursiva da Série “Mar Sem Fim - Unidades de Conservação”
 
     A Reserva Extrativista Marinha de Corumbau Sob a Ótica do Turismo em Áreas Protegidas: a Perspectiva Discursiva da Série “Mar Sem Fim - Unidades de Conservação”
     The Corumbau Marine Extractive Reserve From the Perspective of Tourism in Protected Areas: the Discursive Perspective of the Serie “Mar Sem Fim - Conservation Units”
     La Reserva Extractiva Marina de Corumbau Desde la Perspectiva del Turismo en Áreas Protegidas: la Perspectiva Discursiva de la Serie “Mar Sem Fim - Unidades de Conservación”


Autor(es):
Martins Fonseca, Virginia
Rocha, Iuri Santiago G.


Periódico: Revista Latino-Americana de Turismologia

Fonte: Revista Latino-Americana de Turismologia; Questões Atuais em Turismologia (Ed. Regular), vol. 7, n. 1 (único), 2021; 1-17

Palavras-chave:
Unidades de uso sustentável; Processos socioculturais; Turismo de base comunitária


Resumo: As Reservas Extrativistas são territórios protegidos pela sua importância ecológica e social, destinados a exploração autossustentável associada a conservação dos recursos naturais pelas comunidades locais. A Reserva Extrativista Marinha de Corumbau é resultado da iniciativa e organização comunitária dos pescadores. Para entendermos a importância dessa organização comunitária e de iniciativas que busquem disseminar o conhecimento técnico-científico, a pesquisa teve como objetivo identificar aspectos discursivos do episódio 34 da série “Mar Sem Fim”; com o intuito de analisar suas estratégias argumentativas para promoção de processos de mobilização social no que concerne a três temas das áreas protegidas: o conservacionismo, o uso público e a governança. A pesquisa adotou a metodologia da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Considerou-se como perspectivas de análise do discurso o entendimento das categorias de áreas protegidas associados, essencialmente, com o fenômeno turístico e a inclusão social. Os principais discursos abordados pelo documentário foram classificados em três categorias principais, que são: papel das unidades de conservação; gestão participativa e comunidade tradicional e; desenvolvimento do turismo na unidade de conservação. Como conclusões finais, a utilização do episódio como instrumento educativo se mostra eficaz, sobretudo, nos dias atuais onde os meios digitaisexercem papel fundamental na sociedade.