Publicações de Turismo
Nova busca:        


Categorização das decisões de viagem por meio do conteúdo gerado pelo usuário: uma proposta para gestão de marketing de conteúdo
 
     Categorização das decisões de viagem por meio do conteúdo gerado pelo usuário: uma proposta para gestão de marketing de conteúdo
     Categorization of travel decisions by user-generated content: a proposal for content marketing management
     Categorización de las decisiones de viaje mediante contenidos generados por el usuario: una propuesta para la gestión del marketing de contenidos


Autor(es):
Souza, Jackson de
Silva, Gislainy Laíse da
Marques Júnior, Sérgio


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 2 (2021): Maio-Agosto; 272-289

Palavras-chave:
Marketing de conteúdo; Conteúdo gerado pelo usuário; Decisões de viagem; Monitoramento online; marketing de conteúdo; conteúdo gerado pelo usuário; monitoramento online; decisões de viagem


Resumo: O marketing tem sido um campo muito presente no mercado e nos estudos sobre o turismo, e destaca-se a constante necessidade de aperfeiçoamento de suas práticas, tendo em vista as mudanças e a complexidade tanto do consumidor quanto da própria atividade turística. Neste artigo, é apresentada a técnica de marketing de conteúdo, inferindo sua importância para o turismo, especialmente na divulgação de destinos em âmbito virtual, atenuando a baixa qualidade dos portais oficiais e levando informação relevante e valiosa ao consumidor. Para isso, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, com resultados quantitativos e qualitativos obtidos a partir do monitoramento on-line de uma comunidade virtual de viajantes. Por meio da análise de conteúdo, descreveu-se o ranking dos assuntos mais buscados, como “Dicas de Roteiro”, “Dicas Gerais”, “Hospedagem Alternativa”, “Custos” etc., e foram identificadas as decisões em categorias já estabelecidas e em novas categorias, como “Acessórios de viagem”, “Câmbio e transações financeiras” e “Comunicação”. A identificação das categorias e dos itens apresentados consiste em apenas uma das diversas etapas para o desenvolvimento do marketing de conteúdo de uma organização, em que proposições de frameworks de produção de conteúdo devem ser levadas em conta. Assim, esta pesquisa pode instigar novos estudos de monitoramento do marketing de conteúdo no turismo, além de auxiliar produtores de conteúdo do turismo a desenvolverem trabalhos eficazes com esta importante técnica.