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Cocriação de valor como estratégia no setor do turismo rural: um estudo aplicado ao contexto da olivicultura
 
     Cocriação de valor como estratégia no setor do turismo rural: um estudo aplicado ao contexto da olivicultura
     Value co-creation as a strategy for value creation in the rural tourism sector: a study applied to the context of oliviculture
     Cocreación de valor como estrategia en el sector del turismo rural: un estudio aplicado al contexto de la olivicultura


Autor(es):
Damacena, Cláudio
Brambilla, Flávio Régio
Correa, Ana Laura Barcelos


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 2 (2021): Maio-Agosto; 249-271

Palavras-chave:
Cocriação de valor; Turismo rural; Olivicultura


Resumo: O turismo rural, fonte de renda e geração de valor resultante da integração com os consumidores, acontece para além das operações tradicionais de uma propriedade agrícola. Assim, uma das alternativas de experiência para geração de valor é a cocriação de valor, ou seja, a interação entre o provedor do turismo agrícola e seus consumidores, experiência colaborativa baseada em conhecimentos, habilidades e experiências. O objetivo deste artigo é compreender os mecanismos de cocriação existentes na relação entre produtor de oliveiras e o turista rural, por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, no sul do Brasil, com o emprego de entrevistas em profundidade. Após análise dos resultados, foram identificados aspectos favorecidos pela cocriação de valor, em especial relacionados ao lazer e à autorrealização, e que a cocriação de valor pode trazer benefícios ao contexto do turismo rural, principalmente no que tange às relações entre provedor e turista, beneficiando ambos os envolvidos.