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Roteiro do Vinho em São Roque: Relações entre o lazer, o turismo e a participação sociocultural.
 
     Roteiro do Vinho em São Roque: Relações entre o lazer, o turismo e a participação sociocultural.
     Wine Itinerary in São Roque: Relações entre o lazer, o turismo e a participação sociocultural.
     


Autor(es):
Martins da Silva, Tamiris
Stoppa, Edmur Antonio


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 6 n. 2 (2021): ago-set

Palavras-chave:
Lazer; Roteiro do Vinho de São Roque; Enoturismo; Gastronomia; Participação sociocultural.


Resumo: O presente artigo é resultado parcial do estudo de caso realizado sobre o Roteiro do Vinho, Lazer e Gastronomia de São Roque. No roteiro há uma diversidade de equipamentos e atividades de lazer, que vai desde as tradicionais vinícolas e adegas aos restaurantes, docerias, pesqueiros e eventos. Com um público variado – idoso, adulto e jovem - a demanda representa hoje, majoritariamente, moradores da cidade de São Paulo e municípios do entorno, de classe média e que utilizam veículo próprio para chegar ao destino e visitação do roteiro. Apesar de ser chamado de Terra do Vinho, o município também é conhecido por sua produção expressiva de alcachofras que aparecem nos pratos típicos da cidade e é representada em festivais e eventos gastronômicos ao lado do vinho e diversos outros pratos, em forma de doces, salgados ou in natura para compra e degustação, inclusive, com diversas receitas autênticas da região, com restaurante exclusivo para receitas derivadas da hortaliça. Além do vinho e da alcachofra como representantes do destino, a gastronomia italiana e portuguesa também se apresentam como fortes expressões da cultura dos imigrantes. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo apresentar elementos que caracterizam o lazer enogastronômico no roteiro e como esse lazer ocorre nos equipamentos distribuídos e sinalizados em mapa da associação que gerencia o roteiro, bem como as relações com o turismo e a participação sociocultural proporcionada pelas atividades disponíveis. Para isso, foram realizadas seis visitas de campo para observação participante e aplicação de formulários de entrevista centrada para  empresários do roteiro e formulário de entrevistas estruturadas para visitantes no período de janeiro de 2019 a fevereiro de 2020. Como resultado, serão apresentados os elementos que podem ser considerados nesta caracterização, bem como a discussão a partir da literatura, ressaltando as possibilidades do lazer quando relacionados ao enoturismo e gastronomia como meios de participação cultural.