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Gestão Ambiental, Turismo Sustentável e Produção Orgânica: Tripé de Êxito em Organização do Sul do Brasil / Environmental Management, Sustainable Tourism and Organic Production: A Successful Combination in an Organization in South Brazil
 
     Gestão Ambiental, Turismo Sustentável e Produção Orgânica: Tripé de Êxito em Organização do Sul do Brasil / Environmental Management, Sustainable Tourism and Organic Production: A Successful Combination in an Organization in South Brazil
     
     


Autor(es):
Fagundes, Camila
Schreiber, Dusan
Ashton, Mary


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 2 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo e Administração; Turismo Sustentável. Sustainable Tourism. Gestão Ambiental. Environmental Management. Produção Orgânica. Organic Production. Garibaldi, RS, Brasil. Brazil.


Resumo: O objetivo desse artigo é identificar práticas de gestão ambiental em uma organização que produz suco de uva orgânico, e busca agregar o turismo como diferencial competitivo e sustentável. Para isso, o método utilizado para esse estudo foi o exploratório descritivo com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, utilizando triangulação de dados, conforme as especificidades de Yin (2010). Entre os principais resultados, observou-se que por ser uma empresa voltada para a produção orgânica, ela já possui uma cultura focada na sustentabilidade e adota práticas de gestão ambiental. Entretanto com relação à atividade turística, apesar de ter um grande potencial de crescimento dentro da organização, a mesma precisa ser planejada corretamente, a fim de evitar possíveis impactos indesejáveis. Nesse sentido, acredita-se que através da gestão ambiental, é possível realizar atividades voltadas ao turismo, como forma de disseminação e agregação de benefícios para todos os envolvidos.PALAVRAS-CHAVETurismo Sustentável. Gestão Ambiental. Produção Orgânica. Garibaldi, RS, Brasil. ABSTRACTThe objective of this article is to identify environmental management practices in an organization that produces organic grape juice and seeks to aggregate tourism as a competitive and sustainable differential. For this the method used for this study was the descriptive exploratory with a qualitative approach through a case study using data triangulation according the specificities of Yin (2010). Among the main results it was observed that because it is a company focused on organic production it already has a culture focused on sustainability and adopts environmental management practices. However, despite the tourism has a great potential for growth inside the organization it must be planned correctly in order to avoid possible undesirable impacts. In this sense it is believed that through environmental management it is possible to carry out activities focused on touris as a way of disseminating and aggregating benefits for all involved.KEYWORDSustainable Tourism. Environmental Management. Organic Production. Garbaldi, RS, Brasil.AUTORESCamila Fagundes – Mestra em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3692997949794700 E-mail: cfagundes.adm@gmail.com Dusan Schreiber – Doutor. Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5088882022022801 E-mail: dusan@feevale.brMary Sandra Guerra Ashton – Doutora. Professora e pesquisadora no Mestrado em Indústria Criativa, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7976259576722028 E-mail: marysga@feevale.br REFERÊNCIASAlencar, G. V., Mendonça, E. S., Oliveira, T. S., Jucksch, I, & Cecon, P. R. (2013). Percepção Ambiental e Uso do Solo por Agricultores de Sistemas Orgânicos e Convencionais na Chapada da Ibiapaba, Ceará. Revista de Economia e Sociologia Rural, 51(2), 217-236.  DOI: 10.1590/S0103-20032013000200001 LinkAligleri, L. M., Aligleri, L. A, & Kruglianskas, I. (2009). Gestão socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio. São Paulo: Atlas.Almeida, J. R., Mello, C. S, & Cavalcanti, Y. (2001). Gestão ambiental: planejamento, avaliação, implantação, operação e verificação. Rio de Janeiro: Thex.Andrade, R. O. B., Tachizawa, T, & Carvalho, A. B. (2002). Gestão ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Pearson Education do Brasil.Ashton, M. S. G. 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