Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Mata Atlântica me ensinou: estudo sobre aprendizado de estudantes com base nas vivências de um projeto de Educação Ambiental em Itu (SP)
 
     A Mata Atlântica me ensinou: estudo sobre aprendizado de estudantes com base nas vivências de um projeto de Educação Ambiental em Itu (SP)
     The Atlantic Forest taught me: reflections on student learning based on the experiences of an Environmental Education project in Itu (SP, Brazil)
     


Autor(es):
Marchi, Kelly De
Melo, Ismail Barra Nova de
Lana, Rita de Cássia
Marques, Silvio César Moral


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 14 n. 5 (2021): Dossiê organizado pelo PPGSGA - UFSCar/Sorocaba

Palavras-chave:
Educação Ambiental, Mata Atlântica, Ecoturismo, Biodiversidade, Ensino Básico.


Resumo: A Educação Ambiental, formal ou informal, é uma ação importante para ensinar e refletir sobre a importância da natureza, sua diversidade e, principalmente, para provocar mudança de atitude por meio da tomada de consciência e, desta forma, contribuir para a proteção e conservação ambiental. Este estudo buscou analisar o aprendizado de estudantes da Educação Básica que participaram do projeto de Educação Ambiental “Aprendendo com a Mata Atlântica” em 2019 a partir de atividades de vivências na natureza no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica, no município de Itu (SP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que a coleta dos dados foi feita com questionário aberto com a participação de 32 escolas e 1256 respostas. A partir da análise dos relatos dos estudantes foi realizado o tratamento de dados e categorização para facilitar o entendimento e utilizado o recurso gráfico nuvem de palavras (NP) na identificação da frequência de palavras em textos volumosos. A maior parte dos estudantes que visitou o Centro de Experimentos é de Itu e região (90,4%) e o restante da cidade de São Paulo e entorno (9,6%). As respostas dadas pelos estudantes do Ensino Fundamental e Médio com maiores percentuais, respectivamente, foram: biodiversidade com 33,1% e 31,8%; restauração florestal com 25,6% e 14,9%; remanescentes da Mata Atlântica com 10% e 14,8% e relação água e floresta com 12,2% e 11,2%. Estas respostas indicam que a Educação Ambiental realizada em contato com a natureza promove uma tomada de consciência do indivíduo para uma formação da cidadania com vistas à conservação da natureza e prática do Ecoturismo.