Publicações de Turismo
Nova busca:        


A auto-percepção do turista cultural no seu papel de turista
 
     A auto-percepção do turista cultural no seu papel de turista
     Tourist self-perception in its tourist role
     La autopercepción del turista cultural en su rol de turista


Autor(es):
Camprubí, Raquel
Pellicer, Fernando


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 19 n. 4 (2021): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 19(4) 2021; 713-724

Palavras-chave:
turismo cultural; auto-percepção; auto-conceito; Girona


Resumo: A auto-percepção dos indivíduos tem sido explorada de várias perspectivas nas ciências sociais; embora muito poucos estudos se tenham centrado na auto-percepção dos indivíduos como turistas. Ao utilizar entrevistas semi-estruturadas, esta investigação visou aproximar uma visão das indestrições de auto-percepção de um turista definida como cultural. As actividades dos turistas que visitam destinos culturais são, em todos os sentidos, semelhantes às de outros turistas, embora se percebam a si próprios de forma diferente. Assim, os resultados do estudo mostram que a autopercepção do turista cultural depende de múltiplos factores, que não é necessariamente negativo que se percebam como turistas típicos mas que não se trata de uma autopercepção imediata.