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Gestão do turismo gastronómico: identificação do mercado potencial nas Canárias
 
     Gestão do turismo gastronómico: identificação do mercado potencial nas Canárias
     Gastronomic tourism management: identifying the potential market in the Canaries
     Gestión de turismo gastronómico: identificación del mercado potencial en Canarias


Autor(es):
Dorta-Afonso, Daniel
Padrón-Ávila, Hugo


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 19 n. 4 (2021): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 19(4) 2021; 725-736

Palavras-chave:
gastronomia; turismo gastronómico; segmentação turística; motivações turísticas ; turistas de comida


Resumo: A situação actual do turismo derivou para os turistas que exigem experiências turísticas autênticas e únicas. No entanto, proporcionar aos turistas tais experiências não é uma tarefa simples para as empresas e destinos turísticos. A literatura sugere que a gastronomia, como parte da cultura das comunidades que os turistas visitam, tem o potencial de oferecer a singularidade e autenticidade exigidas. Por conseguinte, baseamo-nos na literatura sobre turismo alimentar para identificar o seu potencial como factor de motivação, bem como um factor de aumento da satisfação dos turistas. O objectivo deste estudo é analisar as características dos visitantes mais susceptíveis de estarem interessados no consumo de produtos gastronómicos típicos locais quando visitam as Ilhas Canárias. Consequentemente, no presente estudo identificamos o perfil dos turistas para quem a gastronomia desempenha um papel motivacional essencial quando se viaja. Para tal, utilizámos as respostas dadas pelos turistas no Inquérito às Despesas Turísticas e realizámos análises de regressão. Os resultados sugerem que existem diferenças no perfil sócio-demográfico dos turistas gastronómicos das Ilhas Canárias, nas suas motivações e também nas características das suas viagens. As conclusões do estudo indicam que o segmento de turistas motivados pela gastronomia é considerável nas Ilhas Canárias e que é necessário melhorar a satisfação destes turistas, uma vez que são mais propensos a gastar mais no destino do que o visitante médio.