Publicações de Turismo
Nova busca:        


A importância da marca no turismo: o caso da entidade regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal
 
     A importância da marca no turismo: o caso da entidade regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal
     The importance of branding in tourism: the case of the regional entity of Tourism in Porto and Northern of Portugal
     La importancia de la marca en el turismo: el caso de la entidad regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal


Autor(es):
Oliveira Martins, Hugo Manuel
Videira Silva, Carlos Alberto
Freire Pires Pinheiro, António José
Cordeiro Gonçalves, Eduardo C.


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 19 n. 4 (2021): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 19(4) 2021; 753-762

Palavras-chave:
Turismo; Personalidade da Marca; Branding do Destino; Porto e Norte de Portugal; Entidade Regional; Marca


Resumo:  Nas últimas décadas o conceito de marca tem sido associado ao turismo, funcionando como uma ferramenta de marketing. Os destinos turísticos passaram a ser vistos como empresas e começam a utilizar a marca como forma de atrair e fidelizar o visitante. A marca assenta numa perspetiva de criação de valor funcionando como estratégia de diferenciação num mercado cada vez mais competitivo. Neste enquadramento, o estudo aqui apresentado procurou perceber como a entidade regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal tem desenvolvido o seu marketing através do conceito de marca. Em termos metodológicos, numa primeira parte foi feita uma análise da literatura sobre o conceito de marca, associada ao turismo, e numa segunda parte analisaram-se as estratégias adotadas pela entidade alvo do nosso estudo. Como principais conclusões, constatou-se que esta entidade procurou criar uma marca própria, agregadora de todos os produtos estratégicos âncora e produtos complementares, das suas sub-regiões com vista a promover os seus recursos naturais e patrimoniais, transmitindo a ideia de um destino cosmopolita e glamoroso, com história e tradição.