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Valor social como factor estratégico na gestão do património e do turismo: o caso do Sítio Cueva de Altamira Património Mundial (Espanha) Turismo y museos: una reflexión empírica sobre la Región Autónoma de Madeira
 
      Valor social como factor estratégico na gestão do património e do turismo: o caso do Sítio Cueva de Altamira Património Mundial (Espanha) Turismo y museos: una reflexión empírica sobre la Región Autónoma de Madeira
     Social value as a strategic factor in heritage and tourist management: The case of the Altamira Cave World Heritage Site (Spain)
     El valor social como factor estratégico en la gestión patrimonial y turística: El caso del sitio patrimonio de la humanidad Cueva de Altamira (España)


Autor(es):
Parga Dans, Eva
Alonso González, Pablo
Otero Enríquez, Raimundo
Barreiro, David
Criado Boado, Felipe


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 19 n. 4 (2021): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 19(4) 2021; 675-693

Palavras-chave:
Valor social; Altamira Património Mundial; Turismo Cultural; Preservação do Património; Perspectiva comunitária; Destino turístico


Resumo: A dimensão social do valor tornou-se uma pedra angular do debate sobre a conservação, gestão e sustentabilidade do turismo em relação ao património cultural. Este artigo examina o papel do valor social na gestão do património e na promoção do turismo através do caso da Caverna de Altamira como Património Mundial da UNESCO, analisando as perspectivas dos não-peritos na gestão do património. Para tal, foram realizados dois inquéritos, um dirigido aos visitantes (1047 questionários válidos), e outro à população espanhola como comunidade de acolhimento (1000 questionários válidos). Os resultados mostram como estes agentes interpretam a existência, o valor estético, económico e legado de formas que divergem das dos peritos, aprofundando a complexa relação entre promoção e preservação do património, e alargando o debate sobre como o valor social pode contribuir para reforçar a imagem internacional e nacional dos destinos do património no futuro incerto do mercado global do turismo.