Publicações de Turismo
Nova busca:        


Blogs de Viagens e a Decisão Final do Turista / Travel Blogs on the Final Decision of The Tourist
 
     Blogs de Viagens e a Decisão Final do Turista / Travel Blogs on the Final Decision of The Tourist
     
     


Autor(es):
Camargo, Luiz Octávio de Lima
Solbiati, Patrícia Piovani
Péccora, Flávia Casado
Pinheiro, Natália Oliveira


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 8, n. 2 (2016): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Turismo. Tomada de Decisão. Comunicação virtual. Blogs.


Resumo: O objetivo da pesquisa foi o de investigar o impacto de blogs ligados ao Turismo na decisão de compra de serviços no setor. O referencial teórico baseia-se em autores ligados à decisão do consumidor e à comunicação virtual. Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa com base em questionário, aplicado on-line e tabulado através do Surveymonkey. Verificou-se que os blogs de Turismo impactam nas decisões de consumo, na medida em que estes buscam por informações através de relatos de pessoas comuns e dicas de roteiros, bem como condições mais vantajosas do custo/benefício. A pesquisa desvela, também, a satisfação dos usuários, e que os blogs representam uma concorrência cada vez maior com as iniciativas presenciais e virtuais das tradicionais agências de turismo.  PALAVRAS-CHAVE  Turismo. Blogs. Comunicação Virtual. Tomada de Decisão.The objective of this paper is to investigate the impact that travel and Tourism bloggers have on consumers-making travel decisions. The bibliographic reference included consumer decision and  virtual communication on Tourism. The methodology consists of literary research and online quantitative questionnaire using SurveyMonkey. The research found that travel and Tourism blogs have a valid influence on consumer decision-making and travel considerations. Consumers tend to value genuine individual experiences as accomplished and shared by travel bloggers. KEYWORDS: Tourism. Blogs. Virtual Communication. Decision-Making.Luiz Octávio de Lima Camargo – Doutor. Professor da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0258622788919319. E-mail: octacam@uol.com.brPatrícia Piovani Solbiati – Bacharel em Turismo. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3945926778759634 E-mail: paty_solbiati@yahoo.comFlávia Casado Péccora – Bacharel em Turismo. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5689929956856904 E-mail: flavia_peccora@hotmail.comNatália Oliveira Pinheiro – Bacharel em Turismo. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5640157424390945 E-mail: nagliter@hotmail.com