Publicações de Turismo
Nova busca:        


TRABALHO E LAZER DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE TURISMO EM TEMPOS DE PANDEMIA
 
     TRABALHO E LAZER DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE TURISMO EM TEMPOS DE PANDEMIA
     
     


Autor(es):
Moraes, Claudia Corrêa de Almeida
Guimarães, Valeria Lima
Catramby, Teresa
Trentin, Fábia


Periódico: Revista Turismo & Cidades

Fonte: Revista Turismo & Cidades; v. 3, n. 7 (2021): Edição Especial - Educação, Qualificação profissional e Turismo em tempos de pandemia; 142-164

Palavras-chave:
Turismo; Hotelaria; Educação


Resumo: WORK AND LEISURE OF TOURISM PROFESSORS IN PANDEMIC TIMESResumo: As mudanças ocasionadas pela pandemia da Covid-19 no ensino e na vida dos professores universitários de Turismo motivaram esta pesquisa, cujo objetivo é construir uma memória sobre a vida laboral e pessoal, em especial do uso dos espaços físicos domésticos e das vivências de lazer destes docentes. A metodologia constitui-se na realização de entrevistas com docentes em dois momentos da pandemia (2020-2021) e do uso da história de vida, inspirado em Daniel Bertaux (2020). Os resultados revelam as angústias do professor na pandemia e a necessidade de maior atenção a esse profissional, da amplificação da sua voz e das suas condições de bem-estar. O artigo contribui para as distintas formas de ler o mundo na pandemia, do ponto de vista de uma categoria profissional e da reflexão para a construção de políticas e tomada de decisões que envolvam o trabalho docente no ensino superior em Turismo. Palavras-chave: turismo; COVID-19; professores do ensino superior; espaço físico; lazer. Abstract: The changes brought by the Covid-19 pandemic in the teaching and lives of Tourism university professors motivated this research, whose objective is to build a memory about their work and personal life, especially the use of physical domestic spaces and their leisure experiences. The methodology consists of a conducting interviews with professors in two moments of the pandemic (2020-2021) and the use of life history, inspired by Daniel Bertaux (2020). The results reveal the professors anxieties in the pandemic and the need for greater attention to these professionals, the amplification of their voice and their conditions of well-being. The article contributes to the different ways of reading the world in the pandemic, from the point of view of a professional category and reflection for the construction of policies and decisions making involving teaching in Tourism higher education. Keywords: tourism; COVID-19; higher education teachers; physicalspace; leisure.