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TURISMO EM CRISE PANDÊMICA: qualificação profissional pra quê?
 
     TURISMO EM CRISE PANDÊMICA: qualificação profissional pra quê?
     
     


Autor(es):
Silva, Ivan Conceição Martins da


Periódico: Revista Turismo & Cidades

Fonte: Revista Turismo & Cidades; v. 3, n. 7 (2021): Edição Especial - Educação, Qualificação profissional e Turismo em tempos de pandemia; 165-186

Palavras-chave:
Turismo; Educação profissional; Políticas Públicas


Resumo: TOURISM IN PANDEMIC CRISIS: professional qualification for what? Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como as instituições promotoras de qualificação profissional em turismo têm posicionado seus programas frente aos novos conteúdos e funções impostos pela pandemia da Covid-19. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa baseada, fundamentalmente, em pesquisas bibliográficas e levantamento de dados através de documentos e sites oficiais das instituições. A partir de parâmetros metodológicos, foram selecionadas três instituições – Ministério do Turismo, FAETEC e Senac-Rio – especificamente quanto a suas respectivas atuações no estado do Rio de Janeiro entre março de 2020 e maio de 2021. Como resultados, observa-se que em relação aos conteúdos, algumas instituições estão mais avançadas no processo de agregar novos cursos ou assuntos; e em relação às funções, elas se dividem entre uma orientação mecanicista/padronizadora e outra orientação enraizada no território/atenta ao novo contexto social. Palavras-chave: Qualificação profissional; covid-19; tturismo; políticas públicas; trabalho. Abstract: This research aims to analyze how institutions that promote professional qualification in tourism have positioned their programs in face of the new contents and functions imposed by the Covid-19 pandemic. It is a qualitative research based, fundamentally, on bibliographic research and data collection through documents and official websites of the institutions. Based on methodological parameters, three institutions were selected - Ministry of Tourism, FAETEC and Senac-Rio - specifically regarding their activities in the state of Rio de Janeiro between March 2020 and May 2021. As a result, we observed that: in relation to content, some institutions are more advanced in the process of adding new courses or subjects; and in relation to functions, they are divided between a mechanistic/standardizing orientation and another orientation rooted in the territory/attentive to the new social context. Keywords: Professional qualification; covid-19; tourism; public policies; work.