Publicações de Turismo
Nova busca:        


MARKETING NO FUTEBOL E O TORCEDOR-CONSUMIDOR: ANÁLISE DO PROGRAMA SÓCIO-TORCEDOR DA ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL
 
     MARKETING NO FUTEBOL E O TORCEDOR-CONSUMIDOR: ANÁLISE DO PROGRAMA SÓCIO-TORCEDOR DA ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL
     
     


Autor(es):
Ocke, Marco
Universidade Federal de Santa Catarina
Goedert, Tatiana
Universidade Federal de Santa Catarina
Amorim, Joice
Universidade Federal de Santa Catarina


Periódico: Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo

Fonte: Revista eletrônica Ciências da Administração e Turismo; v. 9, n. 2 (2021); 15-34 pag

Palavras-chave:
Administração; Marketing; Marketing esportivo. Associação Chapecoense de Futebol. Programa sócio-torcedor.


Resumo: A construção de um relacionamento de longo prazo entre os clubes de futebol e seus torcedores por meio de conexões emocionais é essencial para o sucesso dos clubes dentro e fora dos gramados. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar a gestão do programa sócio-torcedor da Associação Chapecoense de Futebol identificando seus diferentes planos e modalidades, canais de relacionamento e ações orientadas aos torcedores-consumidores, tanto de forma descritiva como sob à luz da literatura de marketing esportivo. Para o estudo de caso, dados secundários foram coletados por meio de análise documental e dados primários por meio de observação não participante e entrevistas com gestores e colaboradores do Clube. Os resultados encontrados indicam que o atual programa sócio-torcedor da Associação Chapecoense de Futebol está alinhado aos atuais preceitos do marketing aplicado a clubes de futebol, sendo capaz de entregar valor aos associados ao mesmo tempo em que traz uma série de vantagens ao Clube, entretanto, os resultados também consideram a necessidade de aprimoramento do programa e o desenvolvimento de formatos diversificados que possam contribuir não apenas com a gestão do Clube, mas também com o modelo de administração contemporânea de entidades esportivas.