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A EMERGÊNCIA DA PRÁTICA CORPORAL DE AVENTURA NA POLÍTICA CURRICULAR MINEIRA:: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
 
     A EMERGÊNCIA DA PRÁTICA CORPORAL DE AVENTURA NA POLÍTICA CURRICULAR MINEIRA:: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
     THE EMERGENCY OF THE ADVENTURE BODY PRACTICE IN CURRICULUM POLICY OF MINAS GERAIS:: A DOCUMENTAL ANALYSIS
     EL SURGIMIENTO DE LA PRÁCTICA CORPORAL DE AVENTURA EN LA POLÍTICA CURRICULAR DEL ESTADO DE MINAS GERAIS:: UN ANÁLISIS DOCUMENTAL


Autor(es):
Coutinho Goulart Dornellas, Liege
Mockdece Neves, Clara
Teixeira Soutto Mayor, Sarah


Periódico: Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 8 n. 3 (2021): Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL; 61-79

Palavras-chave:


Resumo: A política curricular de Minas Gerais vem passando por alterações desde a primeira década do século XXI. Este artigo objetiva descrever e analisar como o conteúdo das “práticas corporais de aventura”, especificamente, é tratado nos documentos orientadores do currículo da educação física escolar da rede estadual de Minas Gerais, por meio de análise documental. Foi possível constatar a relevância do marco legal mineiro para a emergência do referido conteúdo nos documentos do Estado de Minas Gerais. Como resultado da pesquisa é possível inferir que a política curricular de Minas Gerais pode ser considerada inovadora com a inclusão das práticas de aventura. Acreditamos que a inclusão desse conteúdo no currículo da educação física pode favorecer uma educação para a vivência do lazer, além de induzir uma prática pedagógica que valorize os estudos do lazer no campo das práticas de aventura e, sobremaneira, em última análise, a educação ambiental. Palavras-Chave: Currículo. Atividades de lazer. Educação física escolar. Práticas corporais de aventura.