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O Lazer nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação em Educação Física no Brasil
 
     O Lazer nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação em Educação Física no Brasil
     Leisure in the New National Curriculum Guidelines for Training in Physical Education in Brazil
     


Autor(es):
Vieira Júnior, José Augusto Honorato
Silva, Cinthia Lopes da
Uvinha, Ricardo Ricci


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 24 n. 3 (2021): setembro ; 227-250

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Currículo; Legislação como Assunto; Formação de Conceito


Resumo: As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Educação Física (DCNEF) /Brasil, de 2018, propõem um ordenamento dos conhecimentos acerca do lazer nessa área específica. O presente trabalho tem como objetivo analisar o trato do lazer nessas novas diretrizes e nas anteriores, de 2004, com a finalidade de identificar e refletir sobre o atual direcionamento acerca do lazer no contexto da formação profissional em Educação Física. A pesquisa é descritiva e documental e de natureza qualitativa. Como resultado destaca-se que há uma falta de abordagem sobre a temática do lazer nas novas diretrizes, principalmente na Etapa Comum e na Formação Específica na modalidade Educação Física – Licenciatura. Entende-se ainda que é fundamental um amplo debate sobre o novo documento para que não seja minimizada a importância do tratamento pedagógico do lazer na formação do professor de Educação Física.