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Questões Étnico-Raciais, Educação Física Escolar e Educação para o Lazer
 
     Questões Étnico-Raciais, Educação Física Escolar e Educação para o Lazer
     The Financing of Leisure in Brazil by the Different Federated Entities
     


Autor(es):
Souza, Carlos Eduardo Freitagas de
Silva, Cinthia Lopes da
Godoy, Juliano Bernardino de
Aguiar, Thiago Borges de


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 24 n. 4 (2021): dezembro; 66-86

Palavras-chave:
Questões étnicos-raciais; Educação física; Escola; Cultura; Atividades de lazer


Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o tema questões étnico-raciais e Educação Física escolar e apresentar apontamentos sobre a educação para o lazer. Desde a promulgação da lei 10.639/2003, com o reconhecimento da necessidade da presença da história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares, tem sido um importante passo para o reforço do trabalho pedagógico com as questões étnico-raciais na Educação Física. Como procedimentos metodológicos foi realizada pesquisa bibliográfica. Foram selecionados textos com data de publicação de 2016 a 2020.  A análise é de natureza qualitativa. As questões étnico-raciais trabalhadas na Educação Física escolar com foco na educação para o lazer são uma oportunidade para a discussão/vivência sobre práticas de diversas culturas e etnias e sua valorização. Conclui-se que este pode ser um caminho efetivo para minimizar problemas sociais como o preconceito.