Publicações de Turismo
Nova busca:        


TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: PRÁTICAS ADOTADAS NA HOTELARIA
 
     TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: PRÁTICAS ADOTADAS NA HOTELARIA
     
     


Autor(es):
BARROS, LYVIA CAMILA FERNANDES MADRUGA
TITO, ANA LUIZA ALBUQUERQUE
TRINDADE DA SILVA BARRETO, LEILIANNE MICHELLE


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.18 n.02 - 2021; 120-145

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Hotelaria.; Hotelaria; Gestão de Pessoas; Treinamento; Desenvolvimento.


Resumo: A qualificação e o preparo dos funcionários são elementos importantes para um bom desempenho dos empreendimentos hoteleiros. Os colaboradores precisam receber treinamento adequado para elevar a qualidade do serviço e alcançar a satisfação dos hóspedes. Entendendo o processo de treinamento e desenvolvimento como um fator preponderante para a capacitação de seus colaboradores, o presente estudo investiga como o treinamento e desenvolvimento é realizado em uma empresa hoteleira, descrevendo as práticas de treinamento e desenvolvimento adotadas pelo hotel, verificando como o processo de treinamento e desenvolvimento se relaciona com os demais processos de Gestão de Pessoas e analisando os benefícios e desafios do treinamento e desenvolvimento para o setor hoteleiro. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada através de um estudo de caso em um hotel de João Pessoa/PB, considerado um caso de sucesso no mercado. O estudo demonstrou que o hotel pesquisado desenvolve boas práticas de treinamento e desenvolvimento, possuindo um programa estruturado direcionado aos funcionários desde a sua contratação e que acompanha o seu crescimento na empresa. Fica evidente que o hotel pesquisado  tem ciência da importância do capital humano para se manter competitivo em um mercado dinâmico.