Publicações de Turismo
Nova busca:        


Desdobramentos da imagem do destino nas lentes da gastronomia
 
     Desdobramentos da imagem do destino nas lentes da gastronomia
     
     


Autor(es):
Moreira, Pablo Henrique de Oliveira
Gosling, Marlusa de Sevilha


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.18 n.03 - 2021; 204-230

Palavras-chave:
Turismo; Gastronomia; Hospitalidade.; Turismo; Gastronomia; Hospitalidade; Imagem dos Destinos.


Resumo: Ao se falar da imagem de um destino turístico devemos entender que, ela é uma soma do produto global, adicionada às suas ações de marketing (GANDARA, 2008), o que produz uma importante influência na escolha da próxima viagem do turista, baseado nessa premissa, surge o debate da imagem da gastronomia nos destinos turísticos. Procurou-se entender a imagem da cidade de Belo Horizonte, localizada no estado de Minas Gerais (Brasil). O município é reconhecido na pesquisa do Ministério do Turismo pela avaliação positiva da gastronomia na cidade por 98,5% dos turistas no ano de 2016 (BRASIL, 2018).Portanto, estabeleceu-se como objetivo deste artigo identificar a importância da imagem da gastronomia para o turismo de Belo Horizonte. O uso de uma pesquisa descritiva junto a uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir de entrevista estruturada acompanhada de uma técnica projetiva, os dados qualitativos foram analisados considerando o método de análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, foram alcançadas 205 respostas, destas 132. Com relação a imagem do destino, pode-se perceber frequentes associações com elementos ligados à gastronomia principalmente relacionados a boêmia da cidade. Ainda em relação a gastronomia, as associações parecem ser feitas bem mais por aspectos históricos e culturais.