Publicações de Turismo
Nova busca:        


ATUAÇÃO DOS DESENVOLVEDORES DE JOGOS SÉRIOS E GAMIFICAÇÃO: PESQUISA QUALITATIVA EM DIFERENTES EMPRESAS
 
     ATUAÇÃO DOS DESENVOLVEDORES DE JOGOS SÉRIOS E GAMIFICAÇÃO: PESQUISA QUALITATIVA EM DIFERENTES EMPRESAS
     
     


Autor(es):
Miri, Daniel Hank
da Silva, Débora Machado
Matte, Juliana
Chais, Cassiane
Olea, Pelayo Munhoz


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 15, n. 2 (2021): V 15 N2 Jul-Dez (2021); 22-39

Palavras-chave:
Administração


Resumo: Embora os jogos sérios possuam a mesma forma de jogos comuns, apresentam um objetivo principal que difere da diversão. Atrelada a esse setor, a gamificação, que é o uso dos elementos dos jogos, vem em constante crescimento. Só em 2019, no Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, esse mercado produziu 138 jogos, aplicativos ou softwares, gerando um faturamento de 32,5 milhões de reais. Diante disso, o propósito deste estudo consiste em analisar a atuação de seis desenvolvedores de diferentes empresas quanto à motivação e ao engajamento dos usuários de jogos sérios e gamificação. Para isso, uma pesquisa qualitativa foi aplicada, por meio de uma entrevista semiestruturada, com seis profissionais de diferentes empresas que atuam no mercado gaúcho de jogos sérios e gamificação. Como resultados, verificou-se que o trabalho dos desenvolvedores visa à motivação e ao engajamento dos usuários, mas que essa meta não constitui a essência de tal trabalho. Além disso, os entrevistados citaram aspectos de treinamento e comunicação percebidos em meio à competição ou colaboração que ocorre na aplicação das ferramentas de gamificação e jogos sérios, bem como foco no engajamento do grupo de trabalho, com destaque para os elementos de pontuação, feedback e recompensas.