Publicações de Turismo
Nova busca:        


A vida rural como produto turístico
 
     A vida rural como produto turístico
     Rural lives as a tourist product
     Vidas rurales como producto turístico


Autor(es):
Fois, Montserrat


Periódico: Ayana Revista de Investigación en Turismo

Fonte: Ayana. Revista de Investigación en Turismo; v. 2 n. 1 (2021): Turismo, comunidades y ruralidade; 016

Palavras-chave:
vivências rurais; experiências; politicas patrimoniais; políticas de turismo; Paraguai


Resumo: O artigo tem como objetivo descrever/o objetivo deste artigo é descrever, a partir de uma perspectiva socioantropológica, como o programa “Pousada Turística do Paraguai” promove a valorização de um conjunto de práticas vinculadas aos modos de vida das populações que habitam no meio rural. Nesse sentido, investiga-se a relação entre as políticas patrimoniais e as turísticas. Ao mesmo tempo, reflete-se sobre os fundamentos desta proposta de valorização de determinadas populações e de sua vida cotidiana que, no mercado turístico, são categorizadas como experiências. Para responder ao objetivo enunciado, o trabalho assume/adota uma abordagem qualitativa na análise de documentos e outros materiais relacionados à política de turismo, em geral, e com o programa em particular. Esses dados foram produzidos pela Secretaria Nacional de Turismo (Senatur), órgão responsável pela implementação do programa. Os resultados mostram que o programa apela para a exotização do cotidiano que ocorre no meio rural, através de estratégias de diferenciação utilizadas pelo Estado que levam à invisibilidade ou ao aprofundamento das desigualdades socioeconómicas.