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O Mercado Turístico Global Na Perspectiva Geográfica de Milton Santos
 
     O Mercado Turístico Global Na Perspectiva Geográfica de Milton Santos
     
     


Autor(es):
Alcobia, Orlando


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 5 n. 2 (2021): Julho - Dezembro; 245-264

Palavras-chave:
Desenvolvimento turístico; países periféricos; efeitos socioespaciais; estratégias locais


Resumo: No presente século, o turismo tem-se apesentado como uma das mais pujantes atividades econômicas a nível global. Neste contexto, este artigo observa o fenômeno da globalização turística à luz do pensamento geográfico de Milton Santos. Explica a globalização da atividade turística sob o prisma empresarial, das desigualdades geográficas estabelecidas, do efeito de dependência, das heterogeneidades dos impactes socioespaciais, do controle dos fluxos turísticos e das estratégias de contra poder dos países periféricos. Metodologicamente faz uso da revisão bibliográfica das obras de Milton Santos e de seus discípulos como Maria Laura Silveira, suportando suas compreensões com dados estatísticos de organizações como a Organização Mundial do Turismo, World Travel & Tourism Council, Associação Nacional Aviação Civil, entre outras. Constata que a globalização turística se faz nas asas das empresas transnacionais, empresas essas oriundas dos países centrais e que possuem o domínio do capital tecnológico, fomentando assim as desigualdades entre países e reforçando o clássico efeito de dependência. Conclui que, para se libertarem das amarras mercadológicas centrais, os países periféricos devem desenvolver estratégias de desenvolvimento turístico assentes em perspectivas endógenas, locais e regionais, rejeitando a mimetização de modelos impostos pelos agentes hegemônicos internacionais.