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DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DE PRECIFICAÇÃO PARA JOGOS DE FUTEBOL
 
     DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DE PRECIFICAÇÃO PARA JOGOS DE FUTEBOL
     A Pricing Tool Development for Football Tickets
     


Autor(es):
Ribeiro, Rodolfo


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 6 n. 2 (2021): ago-set

Palavras-chave:
Previsão de Demanda; Precificação; Futebol


Resumo: A demanda de uma organização depende de fatores de ambiente e de sua competitividade. No objeto de interesse – jogos de futebol – observou-se um padrão de uso de regressão na literatura como forma de explicá-la. Em trabalhos pesquisados, os modelos são gerais, em vez de focados em um clube específico. Como um clube é monopolista de sua demanda, o conhecimento da função de demanda permitiria uma definição de preços que extraia maior excedente do consumidor quando este for o interesse do clube. A extrema variabilidade dos dados (desvio padrão elevado) e a relação entre as variáveis de um jogo trazem desafios para a definição de preços, pois no histórico de jogos os maiores públicos foram obtidos com os maiores preços, o que contraria a lei geral da demanda. O objetivo deste artigo é apresentar o desenvolvimento de uma solução de precificação de ingressos e de previsão de demanda para um clube de futebol. Metodologicamente, o modelo de regressão Gerado leva em consideração a importância (i) de cada partida, na qual a importância foi estimada considerando o melhor ajuste entre a relação de preço, importância e público. O modelo final conta com doze valores de i diferentes, além de mais dez variáveis independentes e seu r² apresenrou sensível melhora em relação à bibliografia pesquisada. As contribuições para a gestão no objeto pesquisado são inúmeras: melhor dimensionamento de Quadro de funcionários e despesas operacionais, a implementação de incentivos mais adequados ao aumento de público e uma maior assertividade em transferência de mando de jogos.