Publicações de Turismo
Nova busca:        


Foz do Iguaçu/PR na Perspectiva da Teoria do Espaço Turístico
 
     Foz do Iguaçu/PR na Perspectiva da Teoria do Espaço Turístico
     Foz do Iguaçu/PR in the perspective of the Tourism Space Theory
     


Autor(es):
GOSENHEIMER, ALEXANDRE
FEGER, JOSÉ ELMAR
MINASI, SARAH MARRONI
Marynowski, João Eugenio
DA SILVA , THALYSON MISSAEL


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 6 n. 2 (2021): ago-set

Palavras-chave:
Hierarquia de Destino Turístico; Espaço turístico; Turismo; Foz do Iguaçu/PR


Resumo: O presente trabalho tem como objetivo classificar e hierarquizar o  município turístico Foz do Iguaçu/PR, principal destino do Estado do Paraná, com base nos pressupostos de Boullón, quanto ao papel que desempenha e a hierarquia que assume perante os demais destinos brasileiros, baseando-se na origem de sua demanda.  No que diz respeito à delimitação temporal o estudo se caracteriza como longitudinal. Quanto ao método de coleta e análise dos dados se caracteriza como exploratória e descritiva, de abordagem quali-quantitativa, apoiada em fontes bibliográficas e documentais. Os dados foram obtidos em relatórios de pesquisa de demanda disponibilizados pela Secretaria de Turismo do município objeto de análise, artigos científicos e informações sistematizadas da plataforma TripAdvisor. Conclui-se que o município de Foz do Iguaçu, no que diz respeito à função espacial, constitui-se um centro turístico de distribuição, em especial, para os centros turísticos de Ciudad del Este e Puerto Iguazu, Paraguai e Argentina respectivamente. Quanto à abrangência, no que tange a demanda externa classifica-se como um destino internacional não limítrofe, e quanto a demanda interna, ostenta a posição de destino nacional, ocupando a posição 7 nível 3 com uma média de 17.600 turistas em um único dia. Como implicações práticas da investigação, o presente trabalho aponta algumas possibilidades para que o destino se torne um centro de estada. Além disso, a pesquisa indica a pertinência de estudos complementares levando em consideração os países vizinhos pela integração apresentada.