Publicações de Turismo
Nova busca:        


FATORES DETERMINANTES DA ACEITAÇÃO DE MERCADO DA TECNOLOGIA DO BANCO DIGITAL NO CONTEXTO BRASILEIRO
 
     FATORES DETERMINANTES DA ACEITAÇÃO DE MERCADO DA TECNOLOGIA DO BANCO DIGITAL NO CONTEXTO BRASILEIRO
     DETERMINANT FACTORS OF MARKET ACCEPTANCE OF THE DIGITAL BANKING TECHNOLOGY IN THE BRAZILIAN CONTEXT
     


Autor(es):
Borges, Lis
Figueiredo, Paulo
Uchoa Passos, Francisco
Marques dos Santos, Ernani


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 6 n. 2 (2021): ago-set

Palavras-chave:
marketing; aceitação de mercado; aceitação de tecnologia; banco digital; brasil


Resumo: Este trabalho teve como objetivo estudar os fatores que influenciam a intenção de uso dos bancos digitais pelos potenciais consumidores no Brasil. O referencial teórico fundamenta-se no Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM). Muito embora já tenham sido realizados estudos semelhantes sobre este tema, em vários contextos e em outros países, este é um estudo pioneiro no contexto brasileiro, sobre este tema específico. Por meio de uma abordagem descritiva e quantitativa, dados foram coletados a partir de um questionário, em uma amostra não representativa de 113 potenciais usuários. A análise dos dados foi feita através de regressão linear multivariada. Os resultados indicaram que a percepção de utilidade, a percepção de satisfação, percepção de segurança e privacidade, bem como a renda afetam positivamente a intenção de uso do banco digital e são os fatores mais significativos para a amostra estudada. Além da contribuição acadêmica para os estudos sobre aceitação de tecnologias bancárias, as conclusões contribuem para que os bancos digitais construam estratégias que agreguem valor à percepção desses fatores pelos potenciais consumidores de produtos bancários.