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Rotas de bebidas e turismo cervejeiro: atratividade e caracterização das microcervejarias artesanais do Paraná -Brasil
 
     Rotas de bebidas e turismo cervejeiro: atratividade e caracterização das microcervejarias artesanais do Paraná -Brasil
     Beverage routes and beer tourism: microbreweries’ attractiveness and characterization in Parana-Brazil
     Rutas de bebidas y turismo de cerveza: atractividad y caracterización de las microcervecerías artesanales de Paraná -Brasil


Autor(es):
Munhoz, Janete Probst
Paixão, Dario Luiz Dias
Caldas, Lia Maura
Molteni, Angélica da Cunha


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 16 (2022); 2249

Palavras-chave:
Atratividade; Paraná; Cervejarias Artesanais; Rota de Bebidas; Turismo Cervejeiro


Resumo: A evolução mundial das cervejarias artesanais é notória, assim como a das rotas de bebidas e do segmento turismo cervejeiro, pois de acordo com Coelho-Costa (2015), a cerveja se caracteriza como um elemento indispensável para que um destino possa desenvolver atividades no turismo cervejeiro. No estado do Paraná, um dos maiores produtores do Brasil, levanta-se a problemática sobre a exis-tência de atratividade de seus empreendimentos para conformar circuitos turísticos. O presente es-tudo buscou evidenciar o potencial do turismo cervejeiro no Paraná, a partir da caracterização de suas microcervejarias artesanais, assim como a sua atratividade para a visitação e a conformação de rotas de bebidas. Como metodologia, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória por meio de levantamento bibliográfico e documental sobre os temas. Também, realizou-se a identificação das rotas de bebidas do Brasil, a partir da análise do Mapa do Turismo Brasileiro, de páginas eletrônicas oficiais de divulgação e do site de comercialização Tripadvisor. Para a pesquisa de campo, utilizou-se um questionário estruturado para identificar, mapear e caracterizar os 65 pequenos produtores cervejeiros do estado paranaense em uma parceria com o Sebrae/PR e a Procerva –Associação das Microcervejarias do Paraná. Como resultado, identificou-se que os empreendimentos analisados possuem atratividade por sua inovação, produção, diversidade e qualidade, constituindo potencial favorável ao desenvolvimento de novos produtos, tais como rotas de bebidas e outrasatividades de visitação, aproveitando o amplo crescimento do turismo cervejeiro no Brasil, apontado pelo Ministé-rio de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, 2020), que exibe um crescimento no número de estabelecimentos cervejeiros.