Publicações de Turismo
Nova busca:        


Adaptação e teste de um instrumento para avaliar a satisfação e a lealdade dos usuários em hotéis e hospedagens airbnb
 
     Adaptação e teste de um instrumento para avaliar a satisfação e a lealdade dos usuários em hotéis e hospedagens airbnb
     Adapting and testing an instrument to assess users’satisfaction and loyalty in hotel and airbnb hosting services
     Adaptación y prueba de un instrumento para evaluar lasatisfacción y la fidelidad de los usuarios en hoteles yservicios de alojamiento de airbnb


Autor(es):
Trentin, Luciano
Espig, Aline
Tontini, Gérson
César da Silva, Júlio


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 16 (2022); 2466

Palavras-chave:
Airbnb; Rede de hotéis; Lealdade; Satisfação


Resumo: Este artigo propõe um instrumento para avaliar o nível de satisfação com os serviços de hospedagemdo Airbnb e da rede hoteleira, e examinar a relação entre os serviços de hospedagem e a fidelidade e satisfação. O instrumento de coleta de dados examina os serviços de hospedagem (atendimento, instalação, confiabilidade, serviço e valor), satisfação e fidelização do cliente. O instrumento foi re-spondido por 645 usuários em todo o território brasileiro, sendo coletado por acessibilidade e con-veniência. A análise fatorial confirmatória e a modelagem de equações estruturais foram utilizadas para o tratamentoe análise dos dados. Os resultados confirmam que os serviços de hospedagem transferem 0,173 da sua avaliação para lealdade e 0,915 para a satisfação, e a satisfação com os serviços de hospedagem influencia a lealdade em 0,746 da sua avaliação. Este estudocontribui para a ampliação da teoria sobre os serviços de hospedagem, e contribui para a gestão ao fornecer um instrumento de autoavaliação do nível de serviços de hospedagem oferecidos.