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A política pública de turismo da Embratur e suas transformações até a atualidade
 
     A política pública de turismo da Embratur e suas transformações até a atualidade
     
     


Autor(es):
Schulz dos Santos, Paula
Cristina Barros da Silva, Livia


Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo

Fonte: Revista de Turismo Contemporâneo; v. 9 n. 3 (2021); 363-384

Palavras-chave:


Resumo: Dado o papel chave que a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo tem no turismo nacional, sendo o órgão mais antigo do tipo em atividade, o presente trabalho propôs-se a estudar, de maneira qualitativa e exploratória, a construção de políticas públicas desde sua criação até os dias atuais, analisando as estratégias de promoção do Brasil no exterior. Para isso, realizou-se a análise documental da legislação, planos, programas e ações do órgão de 1966 a 2019. Os resultados foram analisados a partir das perspectivas de pesquisa avaliativa e análise de conteúdo, apontando para questões-chave a serem abordadas a partir de sua mudança de natureza jurídica ocorrida em 2020. As questões-chave são: a marca país; o regime de contratações; o acesso à recursos financeiros e tecnologias para melhor aproveitar os bens turísticos nacionais; a compreensão de sua própria história, a fim de evitar cometer novamente os erros do passado, como a não observação às tendências mundiais em promoção, utilização de linguagem de promoção com conotação sexual (desde as revistas dos anos 70 até o slogan “Brazil, visit and love us” e a falta de política norteadora clara para execução de suas ações. Palavras-chave: Política de incentivo ao Turismo. Embratur. Estratégias de Marketing. Política Pública. Organismos de Turismo.