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Passeios na Orla: levantamento da comercialização de produtos turísticos no calçadão de Copacabana e análise segundo teorias do imaginário
 
     Passeios na Orla: levantamento da comercialização de produtos turísticos no calçadão de Copacabana e análise segundo teorias do imaginário
     Walking on the Shore: survey of the commercialization of touristic products in the Copacabana sidewalk and analysis according to imaginaries theories
     Caminando por la orilla: estudio de la comercialización de productos turísticos en la acera de Copacabana y análisis según las teorías de los imaginarios


Autor(es):
Lellis Mees, Luiz Alexandre
Nascimento Fernandes, Larissa


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 6 n. 1 (2022): Janeiro-Julho; 135-156

Palavras-chave:
Copacabana; Turismo; Imaginário Turístico; Agência de Turismo; Roteiro Turístico


Resumo: Na construção turística da cidade do Rio de Janeiro, notadamente a partir dos anos 1930, o bairro de Copacabana, localizado na zona Sul, sempre se destacou pelo significativo número de turistas – nacionais e estrangeiros – que atrai. Para esses, um passeio pela orla, no “calçadão de Copacabana”, é obrigatório. Levando em conta este contexto, a presente pesquisa tem como objetivo identificar qual(ais) são o(s) principal(ais) tour(s), aqui compreendidos como produtos turísticos, vendido(s) por promotores de agências de turismo, que oferecem seus serviços ao longo do calçadão. O objetivo principal foi realizar um levantamento dos passeios vendidos classificando-os, posteriormente, em quais os mais vendidos e quais os menos vendidos. Além disso, objetivou-se relacionar aqueles identificados como “mais vendidos” com teorias do imaginário turístico e o olhar do turista sobre a cidade do Rio de Janeiro. Como objetivo específico buscou-se identificar, dentre os tours, quais eram oferecidos como favela-tours, e quais eram identificados como “culturais” pelos vendedores. A pesquisa teve um caráter exploratório, qualitativo, de base etnográfica e cunho descritivo, utilizando, como técnicas, registros fotográficos e anotações em diário de campo. O levantamento foi realizado nos meses de junho e julho de 2019, a partir de um roteiro de perguntas pré-estabelecidas, dialogadas com os promotores encontrados no calçadão, entre a rua Rodolfo Dantas e a rua Constante Ramos. Confrontando os resultados com teorias do imaginário e do olhar do turista concluiu-se que as ideias de “paraíso tropical”, “sol e praia” e de “Cidade Maravilhosa” aparecem como dominantes. Verificou-se, ainda, que os tours identificados como “culturais” são os menos procurados e que os favelas-toursaparecem, neste momento, pouco vendidos ou vendidos com restrições.