Fonte: Ateliê do Turismo; v. 6 n. 1 (2022): Janeiro-Julho; 178 -202
Palavras-chave:
Agencia de viagens; covid-19; turismo; CVC Viagens
Resumo: O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a temática acerca da pandemia mundial do novo coronavírus e suas consequências para o turismo em geral, com uma análise mais detalhada sobre o setor de agenciamento de viagens. Realizou-se um estudo de caso da empresa CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens na cidade do Rio de Janeiro (RJ), buscando analisar os prejuízos causados em sua operação, as ações necessárias que já foram tomadas, bem como as que ainda estão por vir, para a retomada do seu crescimento. Com relação aos aspectos metodológicos, na revisão bibliográfica foram usados dados secundários como artigos e reportagens sobre o tema; de forma complementar, foi realizada uma entrevista (respostas enviadas via e-mail) com um proprietário de franquias da CVC no Rio de Janeiro, buscando uma análise mais específica do caso carioca para a obtenção de melhores resultados para a pesquisa. Os resultados demonstraram que o impacto da pandemia foi de grandes proporções, levando, inclusive, ao fechamento de mais de 20 lojas da rede de franqueados da empresa analisada. Conclui-se que além das perdas econômicas no setor, os agentes de viagens também foram afetados por meio da precarização do trabalho e a perda de direitos trabalhistas devido a alteração de formas de contrato de trabalho.