Publicações de Turismo
Nova busca:        


Resenha: ROCHA, Darllan Neves da. Mestres do barro: patrimônio, turismo cultural e kitsch no Alto do Moura. Salvador, BA: Editora Segundo Selo, 2020.
 
     Resenha: ROCHA, Darllan Neves da. Mestres do barro: patrimônio, turismo cultural e kitsch no Alto do Moura. Salvador, BA: Editora Segundo Selo, 2020.
     
     


Autor(es):
Barbosa, Ubiraneila Capinan


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 14, n. 2 (2021)

Palavras-chave:
Turismo, Antropologia, Sociologia.; Turismo cultural; Artesanato; Patrimônio; Alto do Moura; Pernambuco


Resumo: Esta resenha versa sobre o livro “Mestres do barro: patrimônio, turismo cultural e kitsch no Alto do Moura”, que foi escrito por Darllan Neves da Rocha. No qual, o autor descreve analiticamente as relações engendradas no fazer com o barro e como elas se desdobram em arte, artesanato, patrimônio e turismo cultural (etnoturismo e kitschturismo) no bairro rural do Alto do Moura, município de Caruaru, Pernambuco. Ele apresenta ainda os mestres da arte com o barro, os seus discípulos e os demais legados, que permanecem dinamicamente vivos na localidade, bem como aborda a organização social do grupo, sobretudo, a existente em torno do turismo. A presente resenha aborda as escolhas teóricas metodológicas do autor, resume de forma analítica os três capítulos que, respectivamente, tratam sobre o grupo e sua história, os patrimônios e o turismo cultura. Conclui-se que a obra Mestres do barro estabelece debates teóricos com a produção existe sobre turismo e patrimônio, nestes campos, contribui com categorias analíticas inovadoras. Além disto, enquanto uma etnografia, proporciona conhecer o Alto Moura e sua intrincada tessitura sociocultural.