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Três significados do património: um estudo das dissonâncias entre a institucionalização, a imagem turística dos destinos e as percepções sociais nas zonas rurais.
 
     Três significados do património: um estudo das dissonâncias entre a institucionalização, a imagem turística dos destinos e as percepções sociais nas zonas rurais.
     Three significances of the notion heritage: a study of the dissonance between institutionalization, tourism image and social perceptions in rural areas
     Tres significaciones del patrimonio: estudio de las disonancias entre la institucionalización, la imagen turística de los destinos y las percepciones sociales en el ámbito rural


Autor(es):
Albarrán Periáñez, José David


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 20 n. 1 (2022): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 20(1) 2022

Palavras-chave:
Património; Institucionalização do património; Imagem turística; Percepção social


Resumo: Este documento aborda os diferentes significados que o património tem actualmente na conservação, a indústria do turismo e a identidade local. Com base numa análise aprofundada do quadro conceptual, determina-se que o património tem três significados diferentes: (i) aquela reconhecida a nível institucional pelas administrações com competências na protecção de bens e espaços; (ii) aquela baseada na configuração da imagem turística do território; e (iii) aquela que corresponde ao ponto de vista da comunidade que a detém. O objectivo desta investigação é identificar as relações estabelecidas entre eles a fim de contribuir para uma melhor gestão do património, e para isso é utilizada uma metodologia empírica baseada em técnicas padrão das ciências sociais, tais como uma análise do conteúdo das políticas públicas, uma análise semiótica da imagem turística e um processo de consulta através de questionários. Este modelo metodológico permite estudar as diferentes variáveis e determinar as sinergias entre elas num contexto rural específico, e pode ser replicado noutros locais. Como resultado, os resultados sugerem que valores patrimoniais mais heterogéneos foram incorporados tanto na configuração da imagem turística como na própria percepção social, seguindo as mais recentes abordagens académicas. Contudo, a tradicional segmentação dos quadros administrativos impede um desenvolvimento semelhante no actual contexto institucional.