Publicações de Turismo
Nova busca:        


Modelos mentais e a governação da inovação nos destinos turísticos: provas comparativas do Equador e do Azerbaijão.
 
     Modelos mentais e a governação da inovação nos destinos turísticos: provas comparativas do Equador e do Azerbaijão.
     Culture-shaped Mental Models and the Governance of Innovation in Tourist Destinations – Comparative Evidence from Ecuador and Azerbaijan.
     Modelos mentales y la gobernanza de la innovación en los destinos turísticos: evidencia comparativa de Ecuador y Azerbaiyán.


Autor(es):
Arne Schuhbert
Muñoz Barriga, Andrea
Thees, Hannes


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 20 n. 1 (2022): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 20(1) 2022

Palavras-chave:
Inovação; Governação do destino; Modelos mentais; Cultura; Equador


Resumo: Os destinos nos países em desenvolvimento (CD) mostram frequentemente fraquezas na criação de novos conhecimentos inovadores para libertar o potencial do turismo como meio de desenvolvimento regional sustentável. A investigação turística geralmente localiza um factor inibidor na natureza da mentalidade dos intervenientes do turismo, mas as provas empíricas são escassas. No caso de dois destinos regionais no Azerbaijão e no Equador, este estudo comparativo apresenta uma nova abordagem qualitativa baseada na técnica de modelação semântica GABEK para extrair formas latentes e manifestas de modelos mentais colectivos, bem como as 'pegadas' culturais deixadas pelo seu processo de formação. Como resultado principal, identifica áreas de intervenção para 'engenharia cultural' que podem servir como ponto de partida para uma governação mais sistémica da inovação nos destinos das PD.