Publicações de Turismo
Nova busca:        


Transpondo muros: as visitas de campo como metodologia de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo
 
     Transpondo muros: as visitas de campo como metodologia de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo
     
     


Autor(es):
KIYOTANI, ILANA BARRETO
ARAÚJO, ROSALMA DINIZ
OLIVEIRA, SALICHÔA CUNHA DE


Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; VOL. 16, N. 1 (2022); 1-21

Palavras-chave:
Turismo; Educação; Metodologia de Ensino.; Turismo. Processo de Ensino-aprendizagem. Visita de campo. Práxis educacional.


Resumo: Este trabalho correlaciona a funcionalidade e necessidade das visitas de campo no curso de bacharelado em Turismo com o entendimento que os discentes possuem a respeito dessa prática de ensino e sobre o papel intermediador do docente. Sendo um fenômeno social e multidisciplinar, o Turismo carece de uma vivência no aspecto prático, visando articular os conhecimentos obtidos em sala. Foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva envolvendo o tema central e investigados assuntos relacionados. Infere-se que, na concepção dos graduandos da Universidade Federal da Paraíba, o turismo pedagógico e a visita de campo são associados à teoria aplicada à prática. Sobre a função do docente, os alunos apontam quatro papéis atrelados à figura do professor: orientador, organizador/planejador, líder e transmissor de conhecimentos. Evidenciam-se esclarecimentos de pontos fortes e frágeis dessa ferramenta de ensino-aprendizagem, e são propostas possíveis investigações atreladas a assuntos que neste artigo não foram esclarecidos.