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A compra de serviços de hospedagem por meio do comércio eletrônico: um estudo dos fatores condicionantes com os residentes de Fortaleza/CE
 
     A compra de serviços de hospedagem por meio do comércio eletrônico: um estudo dos fatores condicionantes com os residentes de Fortaleza/CE
     
     


Autor(es):
de Araújo, Sávio Machado
Perinotto, André Riani Costa


Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; VOL. 16, N. 1 (2022); 122-150

Palavras-chave:
Turismo; Gestão; Comunicação; Comportamento do consumidor. Comércio eletrônico. Reservas on-line. Aceitação e uso de tecnologia.


Resumo: Evolução e disseminação da Internet têm modificado comportamento de compras, especialmente, pela facilidade de acesso às informações. No Turismo, a Internet surge como parceira ideal devido à intangibilididade de produtos e serviços. Assim, o turista atual torna-se consumidor de novo mercado, conhecido como mercado virtual ou comércio eletrônico. Ademais, existem poucos estudos que consideram o comportamento de compra de serviços de hospedagem pelos residentes de Fortaleza/CE usando e-commerce, dado que, na maior parte das pesquisas científicas, Fortaleza é apresentada como destino turístico. Sendo assim, esta pesquisa analisa os fatores que influenciam o uso do comércio eletrônico na compra de serviços de hospedagem pelos residentes de Fortaleza/CE. Na consecução desse objetivo, utilizaram-se os construtos “Influência Social” e “Relevância do Preço” (UTAUT2), além dos fatores “Confiança” e “Risco Percebido” (SLADE et al., 2015). Para traçar o perfil do consumidor foram consideradas os fatores demográficos idade, nível de renda e escolaridade. Foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa e a coleta de dados foi realizada pela aplicação de questionário eletrônico (Survey on-line) em uma amostra de 195 residentes de Fortaleza/CE. Na análise dos dados utilizou-se estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória, teste exato de Fisher e,  por fim, a análise de regressão linear múltipla. Resultados apontam que a influência social e o preço são os construtos que mais impactam no uso do comércio eletrônico na reserva on-line. A pesquisa demonstrou: 1) confiança não possui relação significativa com compra de serviços de hospedagem por meio eletrônico; 2) qual o perfil dos consumidores residentes em Fortaleza que fazem reservas on-line; 3) quais fatores influenciam ou não nesse uso, contribuindo para que plataformas digitais conheçam o mercado consumidor dos moradores de Fortaleza/CE relacionado à compra de hospedagem.