Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo
Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; VOL. 16, N. 1 (2022); 48-73
Palavras-chave:
Turismo; Turismo. Marketing de produtos turísticos. Internet. Estrada Real. Sites.
Resumo: A Internet é hoje um dos principais meios de busca da informação e de promoção do turismo. Entretanto, para que a função de informar seja eficaz, os sites devem ser organizados de modo a instigar no cliente o desejo de consumir o produto ou destino. Desse modo, o presente estudo visou responder se as funções, os serviços e conteúdos disponíveis no site da Estrada Real contribuem para a promoção da Rota por meio da experiência online do consumidor. Para tanto, adotou-se como metodologia a realização de pesquisa qualitativa e descritiva do Portal Estrada Real, com base na adaptação da Listagem de Parâmetros e Critérios para Avaliação da Dimensão da Experiência proposta por Farias (2011) e do Instrumento para a Análise de Websites Turísticos proposto por Bogado e Teles (2003). Os resultados evidenciaram que a promoção turística da Estrada Real é realizada de modo integrado entre o site e outras ações de divulgação e promoção. O portal detém um papel estratégico ao concentrar as informações e orientações que contribuem para despertar o desejo do viajante e contribuir para o planejamento e execução da viagem. Notou-se que através do site é possível minimizar os efeitos relacionados à intangibilidade do produto turístico relacionados à limitação sensorial antes da compra.