Publicações de Turismo
Nova busca:        


Espaço como Atributo de Hospitalidade / Space as Hospitality Attribute
 
     Espaço como Atributo de Hospitalidade / Space as Hospitality Attribute
     
     


Autor(es):
Tricárico, Luciano Torres


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 14, n. 2 (2022): Especial Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Turismo; Tourism; Espaço; Space; Hospitalidade; Hospitality.


Resumo: O , por sua condição epistêmica, tem se revelado como atributo para discussão social crítica. Cabe, portanto, discutir seu papel contemporâneo também como atributo para Hospitalidade.  Notam-se pesquisas no campo da Hospitalidade que tratam o como atributo, mas muitas vezes como ‘suporte’ de relações sociais entre hóspede e anfitrião, corpo acolhedor e corpo acolhido, por exemplos. Portanto, ‘empresta-se’ de outros campos de estudos para afirmar e até firmar o como atributo de Hospitalidade. De modo, então, que o objetivo deste texto é o de discutir o papel do como atributo social crítico contemporâneo para Hospitalidade. Para tanto, o instrumental de pesquisa é repertório acumulado pelo autor deste texto, abordados à luz da dialética socioespacial, sobretudo nos trabalhos de Henri Lefebvre e Edward Soja; da Semiótica peirceana, sobretudo na categoria de signo e plurissignificação e estudos sobre sintaxe do espaço. O resultado apresenta estudos que procuraram tratar o espaço como atributo possível atributo de hospitalidade.PALAVRAS-CHAVETurismo; Espaço; Hospitalidade.ABSTRACT, due your epistemic condition, has been revealed as an attribute for critical social discussion. It is, therefore, worth discussing its contemporary role of as an attribute for Hospitality. There are studies in the field of Hospitality that treat as an attribute, but often as a ‘support’ of social relations between guest and host, welcoming body and welcomed body, for example. Therefore, it ‘borrows’ from other fields of study to affirm and even establish the as an attribute of Hospitality. So, the purpose of this text is to discuss the contemporary role of space as a critical social attribute for Hospitality. Therefore, the research instrument is the repertoire accumulated by the author, approached of socio-spatial dialectics, especially in the works of Henri Lefebvre and Edward Soja; Peircean Semiotics, especially in the category of sign and multi-signification and studies of space syntax. The result presents studies that tried to treat as possible attribute of hospitality.KEYWORDSTourism; Space; Hospitality.AUTORIALuciano Torres Tricárico – Doutor. Professor e pesquisador na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9420174776726570. E-mail: tricarico@univali.br