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Promoção Turística de Restaurantes em Comunidades Tradicionais via Instagram: Representações Visuais da Hospitalidade e da Gastronomia em Tempos de Covid-19 / Tourism Promotion of Restaurants in Traditional Communities via Instagram: Visual Representations of Hospitality and Gastronomy in Times of Covid-19
 
     Promoção Turística de Restaurantes em Comunidades Tradicionais via Instagram: Representações Visuais da Hospitalidade e da Gastronomia em Tempos de Covid-19 / Tourism Promotion of Restaurants in Traditional Communities via Instagram: Visual Representations of Hospitality and Gastronomy in Times of Covid-19
     
     


Autor(es):
Ribeiro, Ruan Tavares
Sousa, Eriberto do Nascimento
Araújo, Mônica de Nazaré Ferreira de
Minasse, Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes
Wada, Elizabeth Kyoko


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 14, n. 2 (2022): Especial Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Hospitalidade; Hospitality; Culinária; Culinary; Tecnologias da Comunicação e Informação; Communication and Information Technologies; Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; Lençóis Maranhenses National Park; Maranhão, Brasil; Brazil.


Resumo: A Internet e as novas mídias romperam barreiras geográficas, facilitando o acesso a informações, o compartilhamento no meio digital globalizado e a promoção de negócios, mesmo a comunidades tradicionais, em localização remota. Neste artigo, objetiva-se analisar como restaurantes de moradores de uma comunidade tradicional no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses se promovem, via Instagram, com ênfase nas representações visuais da gastronomia e da hospitalidade. Por meio da abordagem indutiva de uma análise de conteúdo de dados visuais, encontraram-se três categorias analíticas: , e . As representações visuais da hospitalidade tratam, sobremaneira, dos tempos sociais do e do , and . Based on these three categories, the visual representations of hospitality refer to the social times of and , with emphasis on the structure restaurants offer to visitors. The visual representations of gastronomy, in turn, occupy a peripheral place due to the low number of publications. It is concluded that Instagram is a community empowerment tool in the projection of its own version of the national park. Therefore, this social network goes beyond the promotion of tourist services.KEYWORDSHospitality; Culinary; Communication and Information Technologies; Lençóis Maranhenses National Park; Maranhão, Brazil.AUTORIARuan Tavares Ribeiro – Mestre. Professor na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.  Currículo: http://lattes.cnpq.br/8399583810662547. E-mail: ruantavaresufma@gmail.comEriberto do Nascimento Sousa – Mestre. Doutorando em Turismo, Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.  Currículo: http://lattes.cnpq.br/3010880844478948. E-mail: eriberto.nasc@hotmail.comMônica de Nazaré Ferreira de Araújo – Doutora. Professora na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9650733523825165. E-mail: monica.nazare@ufma.brMaria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse – Doutora. Professora na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo-SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6807582118593348. E-mail: mariegimenes@gmail.comElizabeth Kyoko Wada – Doutora. Professora na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo-SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4904816535433696. E-mail: elwada@anhembi.br