Publicações de Turismo
Nova busca:        


Intenção de usar criptomoedas por gestores de empreendimentos turísticos: uma abordagem utilizando o Technology Acceptance Model (TAM)
 
     Intenção de usar criptomoedas por gestores de empreendimentos turísticos: uma abordagem utilizando o Technology Acceptance Model (TAM)
     Intention to use cryptocurrencies by tourism enterprise managers: an approach using the Technology Acceptance Model (TAM)
     Intención de usar criptomonedas por gerentes de empresas turísticas: un enfoque que utiliza el Technology Acceptance Model (TAM)


Autor(es):
Silva, Gislainy
Mendes Filho, Luiz
Marques Júnior, Sérgio


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 16 (2022); 2556

Palavras-chave:
Criptomoedas; Blockchain; Tecnologias; Gestores de empreendimentos turísticos; Technology Acceptance Model


Resumo: Em um cenário cada vez mais regido por tecnologias da informação e comunicação (TIC), é comum a presença de diversas formas de pagamentos disponíveis no mercado. Dentre as opções, existe um novo meio de pagamento, as Criptomoedas. Ainda existe desconfiança e desconhecimento no setor turístico para que haja efetiva adoção das moedas digitais. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo avaliar a intenção de usar Criptomoedas pelos gestores de empreendimentos turísticos, por meio da teoria Technology Acceptance Model – TAM (Davis, 1989), visando dar suporte na investigação dos fatores que influenciam a intenção de uso de criptomoedas. O estudo apresenta um caráter exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de survey com 61 participantes, tendo seus dados processados pelo software IBM SPSS versão 22 para Windows. Para análise dos dados foram utilizadas estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória e modelagem de equações estruturais. Mediante os resultados alcançados, o estudo traz a reflexão sobre a necessidade da modernização e adequação dos processos dentro das organizações turísticas, em que os empresários precisam estar atualizados sobre os benefícios que novas modalidades tecnológicas de pagamento podem trazer para suas empresas.