Publicações de Turismo
Nova busca:        


Tourism News: Construção da Notícia e Narrativa Televisiva de Destinos Turísticos / Tourism News: Reflections on news construction and television narrative of touristic destinations
 
     Tourism News: Construção da Notícia e Narrativa Televisiva de Destinos Turísticos / Tourism News: Reflections on news construction and television narrative of touristic destinations
     
     


Autor(es):
Moraes, Lauro Almeida de
Cruz, Gustavo Pereira da
Gândara, José Manoel Gonçalves


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 1 (2015): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Ciências Sociais Aplicadas/Comunicação Social; Ciências Sociais Aplicadas/Jornalismo; Turismo /Tourism. Comunicação / Mass media. Jornalismo / Journalism. Notícia / News. Telejornal / Newscast.


Resumo: À medida que adquire maior importância econômica e no cotidiano das pessoas, o Turismo também ganha maior destaque na agenda pública, entre outros, nos meios de comunicação. Observe-se o maior espaço dedicado ao mesmo nas mídias, como um todo. Nesse sentido, atualmente o telejornalismo revela-se um espaço privilegiado de midiatização do turismo. O objetivo deste artigo, portanto, foi o de discutir e refletir acerca do processo de construção das notícias sobre destinos turísticos, especialmente na televisão, mídia que apresenta ampla capacidade de influenciar na demanda turística. Então, pergunta-se, quais características da narrativa jornalística televisiva estão mais presentes na composição da notícia sobre turismo? Este foi o problema e foco da abordagem. Como instrumento metodológico, realizou-se uma criteriosa revisão bibliográfica, buscando formar um arcabouço teórico-conceitual interdisciplinar que estabelecesse o diálogo entre obras de ambas as áreas – Turismo e Jornalismo – a fim de fornecer subsídios para pesquisas empíricas posteriores. Desta forma, identificaram-se traços marcantes e basilares, entre os quais se destaca a hibridização de gêneros jornalísticos, como o informativo, o opinativo, o de serviço e o diversional.   Tourism News: Reflections on news construction and television narrative of touristic destinations. The more importance that tourism gains in the economy as well as in people's daily lives, the more importance it also gains in the public agenda, particularly in the media. Just observe the greater space dedicated to tourism in the media as a whole. In this sense, telejournalism reveals itself a privileged space for mediatized tourism currently. The purpose of this article, therefore, was to discuss the process of building the news about tourist destinations in television, since they have ample ability to influence tourist demand. So, what characteristics of televise journalistic narrative that are more present in the composition to news about tourism? This was the focus of the problem and approach. Methodologically, it was conducted a thorough literature review in order to elaborate an interdisciplinary theoretical and conceptual framework which establish the dialog between works of both areas – tourism and journalism – to provide grants for further empirical research. Thus, striking features were identified and highlighted, amongst which stands out the journalism genre hybridization, such as the informative, the opinionative, the service and the diversional ones.