Publicações de Turismo
Nova busca:        


TURISMO, ECONOMIA CRIATIVA E A COVID-19 NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
 
     TURISMO, ECONOMIA CRIATIVA E A COVID-19 NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
     
     


Autor(es):
Pereira, Angelica de Brito
Feitosa, Paulo Henrique Assis


Periódico: Revista Eletrônica de Administração e Turismo

Fonte: Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT; v. 16, n. 1 (2022): Jan-Jun (2022); 179-189

Palavras-chave:
Administração; Turismo; Economia


Resumo: O surgimento da pandemia da COVID-19 impôs desafios significativos à sobrevivência de pequenas e médias empresas (PMEs), especialmente em setores como o turismo e atividades criativas. Em contextos de crise causada por eventos extremos e inesperados é fundamental a compreensão dos fatores que determinam a capacidade de resposta e resiliência das empresas. Este artigo investiga os determinantes da sobrevivência de PMEs em atividades de turismo e atividade criativa durante a crise da pandemia. Para tanto, utiliza-se um banco de dados original com informações de uma pesquisa realizada em pequenas e médias empresas brasileiras dos setores turismo e atividades criativas. Os resultados contribuem para a literatura ao apresentar evidências originais dos fatores que determinam a sobrevivências de PMEs nesses setores. Além disso, o estudo orienta formuladores de políticas públicas e empresários sobre as ações mais efetivas para desenvolver empresas mais resilientes em contextos de crises, bem como sugere novos caminhos para a pesquisa sobre o tema.