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A criação da marca turística e da sinédoque turística de Zacatlán a partir da decampesinização local e do comércio de produtos de maçã
 
     A criação da marca turística e da sinédoque turística de Zacatlán a partir da decampesinização local e do comércio de produtos de maçã
     The creation of tourist branding and tourist synecdoche in Zacatlán based on the local depeasantization and the trade of apple products
     La creación del branding turístico y de la sinécdoque turística de Zacatlán a partir de la descampesinización local y el comercio de los productos de manzana


Autor(es):
Quintero Venegas, Gino Jafet
Castro Pérez, Alicia Mariana Penélope


Periódico: Ayana Revista de Investigación en Turismo

Fonte: Ayana. Revista de Investigación en Turismo; Online First; 020

Palavras-chave:
decampesinização ; turismo; Pueblos Mágicos; marca espacial


Resumo: A decampesinização e a terciarização econômica são duas noções que mostram a transformação econômica, social e espacial nas concepções tradicionais do mundo rural a partir de sua inserção no sistema mundial. Zacatlán é uma comunidade rural mexicana no centro do país que foi premiada como o Pueblo Mágico em 2011 e que, como resultado da implantação do turismo, abandonou/afastou-se das as atividades do setor primário para promover o setor terciário. Esta atividade tem sido ligada à produção e comercialização de produtos à base de maçãs de modo que a dupla maçã-Zacatlán é uma parte essencial do imaginário dos viajantes que visitam a cidade. Neste artigo, baseado em métodos qualitativos, são revelados os processos de branding/marca espacial local que consolidaram a ideia de consumir produtos agrícolas locais como parte essencial da experiência de viagem e do consumo da identidade local, embora isso possa ser negativo para a população local.