Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 22, n. 1 (2022); 37-50
Palavras-chave:
Estudo do meio; Patrimônio natural e cultural; Identidade buziana.
Resumo: O artigo apresenta uma experiência a partir do estudo do meio com os alunos do ensino técnico em turismo do Colégio Estadual João de Oliveira Botas, em Búzios (RJ). A ideia surgiu da constatação do pouco conhecimento que estes possuíam dos atrativos turísticos, evidenciando um distanciamento dos bens patrimoniais buzianos. O objetivo foi entender as causas de seu desconhecimento e como essas aulas poderiam contribuir para a criação de laços de identificação com esses lugares de memória. Nos roteiros, considerou-se as categorias tempo, espaço e tematização, a dialética da apropriação e leitura dos espaços e o Paradigma da Complexidade para entender suas dinâmicas através da lógica dos fixos e fluxos. A metodologia se baseou no estudo de caso, apoiado nas pesquisas bibliográfica, documental e de base etnográfica. Para a coleta e análise dos dados utilizou-se o questionário, relatório de visitação e ata dos estudos de grupo focal, compreendendo e compreendeu cinco turmas no período de 2015 a 2017. Os resultados demonstraram que os bens patrimoniais mais conhecidos estavam localizados na área turística da cidade e que a falta de sinalização dificultava sua identificação e localização pelos alunos.