Publicações de Turismo
Nova busca:        


Rumo a um conceito de inovação no turismo
 
     Rumo a um conceito de inovação no turismo
     Towards a concept of innovation in tourism
     Hacia un concepto de innovación en turismo


Autor(es):
Aires, Jussara Danielle Martins
Costa, Carlos Manuel Martins da
Brandão, Ana Filipa Fernandes Aguiar


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 16 (2022); 2577

Palavras-chave:
Conceito; Inovação; Turismo


Resumo: Partindo do pressuposto que definic¸o~ es constituem o ponto de partida essencial de base metodolo´ gica para apreender e avaliar feno^memos, este artigo teórico-empírico se propõe a discutir a evolução do conceito de inovação na literatura e associá-la às dinâmicas de empresas de turismo, representadas pelas concepções de seus gestores. Para alcançar o nosso propósito, primeiro elaboramos um quadro conceitual da inovação, a partir de uma revisão da literatura. Depois, definimos o turismo e as atividades empresariais, que o compõem (com base na Conta Satélite do Turismo - CST). Com vista a confrontar essas informações, realizamos 35 entrevistas semiestruturadas (gravadas) com diretores de empresas turísticas na Cidade do Natal - Brasil. O acompanhamento pre´vio e posterior das empresas ocorreu de 2019 a 2022. O conteúdo das entrevistas foi transcito e processado com o apoio dos softwares Iramuteq e SPSS 25. Nuvens de palavras e tabelas de frequências foram criadas. Constatamos que o conceito de inovac¸a~ o no turismo, não diferente de outros setores, está atrelado a` ideia de renovac¸a~ o, melhorias significativas, reconfigurac¸o~ es (fi´sicas, relacionais ou virtuais), interac¸o~ es pessoais e organizacionais, conhecimento adquirido, partilhado ou imitado, percepc¸o~ es e estrate´ gias isoladas ou em conjunto, soluc¸o~es de problemas, agregac¸a~ o de valor e satisfac¸a~o de necessidades de consumidores (potenciais ou reais).