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Índice de Qualidade do Emprego no turismo em países em desenvolvimento: o caso do Uruguai
 
     Índice de Qualidade do Emprego no turismo em países em desenvolvimento: o caso do Uruguai
     A Quality of Employment Index for the tourism sector in developing countries: the case of Uruguay
     Índice de Calidad del Empleo para el turismo en países en desarrollo: el caso de Uruguay


Autor(es):
Dolcet, Malena
Porto , Natalia
Garcia, Carolina Inés


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 16 (2022); 2622

Palavras-chave:
Turismo; Emprego; Qualidade do emprego; índice multi-dimensional; Análise de componentes principais


Resumo: Embora a qualidade do emprego tenha se tornado um campo de estudo ativo nas últimas duas décadas nos países desenvolvidos, o conceito continua sendo pouco discutido em regiões em de-senvolvimento, como a América Latina, onde a incidência da informalidade do trabalho e os baixos salários são particularmente frequentes. Como a qualidade do emprego é um conceito multidimen-sional e não homogeneamente definido na literatura, realizamos uma análise de componentes prin-cipais (PCA) para construir um Índice de Qualidade do Emprego (QoE) para os trabalhadores assala-riados utilizando microdados de pesquisas domiciliares do Uruguai para o período 2016-2019. O Uruguai lidera o Índice de Melhores Empregos lançado pelo Banco Interamericano de Desenvolvi-mento em 2017, que constitui o único índice com uma abordagem macro para medir a quantidade e qualidade das condições de emprego na região. Consideramos vários aspectos das condições de trabalho: emprego, rendimentos, horas trabalhadas, segurança no trabalho e cobertura da segu-rança social. Concentramo-nos no setor do turismo, que apresenta características de baixa quali-dade de emprego, ao mesmo tempo que representa 7,2% do emprego no Uruguai. Além disso, en-contramos uma diferença de gênero na qualidade do emprego desfavorável às mulheres no turismo, diferença que não é observada no setor do comércio. A QoE no turismo mostra uma maior dispersão na distribuição dos trabalhadores, indicando a presença de mais desigualdades entre estes traba-lhadores em comparação com os do comércio. Os resultados gerados pelo nosso índice mostram que a qualidade do emprego no turismo é inferior para os não qualificados, mas que ainda há muitos trabalhadores qualificados que enfrentam uma baixa QoE. Além disso, se considerarmos as ativida-des que compõem o turismo, os trabalhadores têm melhor desempenho em hotéis e agências de viagens do que em restaurantes e entretenimento.