Publicações de Turismo
Nova busca:        


“Incômodo e assustador”: Visitação e experiência no Museu da Loucura de Barbacena - MG (Brasil)
 
     “Incômodo e assustador”: Visitação e experiência no Museu da Loucura de Barbacena - MG (Brasil)
     “Uncomfortable and scary”: visitation and experience at the Museum of Madness in Barbacena - MG (Brazil)
     “Incómodo y aterrador”: visitación y experiencia en el Museo de la Locura de Barbacena – MG (Brasil)


Autor(es):
Pinheiro, Anne Louise
Chemin, Marcelo


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 16 (2022)

Palavras-chave:
Dark Tourism; Museu; Experiência; Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU); Museu da Loucura – MG


Resumo: Os museus viabilizam a democratização do acervo como um direito social, enquanto o turismo assume parte do diálogo da instituição com a sociedade. Alguns museus remetem as exibições de Dark Tourism e possuem o objetivo de conscientizar o público. Esta pesquisa objetivou analisar a experiência de visitação no Museu da Loucura de Barbacena – MG, bem como identificar os componentes característicos e marcantes. Mediante abordagem qualitativa e delineamento de pesquisa documental, trabalhou a partir da análise de conteúdo aplicada a comentários e fotografias compartilhados por usuários do TripAdvisor e Google Local Guides. Para refletir sobre a experiência, foram considerados elementos da experiência museológica propostos por Falk e Dierking (2016) e dimensões da experiência de Pine e Gilmore (2011). Os resultados apontam que o museu proporciona a transformação pessoal, o que influencia no desejo de mudanças sociais e políticas. Afirma-se que museu é apto a proporcionar experiências memoráveis, devido a identificação de componentes que se relacionam com todas as dimensões propostas na pesquisa. O estudo demonstra relevância ao apresentar resultados provenientes de duas plataformas de compartilhamento e duas fontes de dados. O estudo também identifica elementos similares entre ambas as experiências: transformação pessoal, preservação patrimonial, boca-a-boca eletrônico e temporalidade.