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Observatórios de Turismo e COVID-19: : Um comparativo entre as pesquisas de sondagem empresarial dos observatórios de turismo dos estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná, Brasil
 
     Observatórios de Turismo e COVID-19: : Um comparativo entre as pesquisas de sondagem empresarial dos observatórios de turismo dos estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná, Brasil
     
     


Autor(es):
Kuss, Ana
Gardolinski , Stella
Ambrosio, Nayla
Kauling, Julia
Medaglia, Juliana


Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo

Fonte: Revista de Turismo Contemporâneo; v. 10 n. 2 (2022)

Palavras-chave:


Resumo: Nos últimos anos a atividade turística presenciou um crescimento acelerado. Entretanto, com a chegada do COVID-19, o setor demonstrou uma queda, ocasionando diversos impactos que levarão um tempo ainda não determinado para recuperação. Assim, é necessário entender os impactos causados pela pandemia para acompanhar o retorno e a evolução das atividades do mercado turístico. Foram utilizadas pesquisas de Sondagem Empresarial dos impactos da COVID-19 no setor de turismo, realizadas por Observatórios de Turismo em parceria com a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo - RBOT. Outrossim, o artigo tem como objetivo reconhecer alguns dos impactos da pandemia no turismo, a partir da comparação dos resultados de pesquisas dos Observatórios de Turismo dos Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, a partir de uma abordagem quantitativa. No período de realização da sondagem de ambas pesquisas, notou-se que a pandemia ainda não havia causado forte impacto econômico e social, bem como, observou-se que os preços dos produtos / serviços não sofreram alteração nos dois estados. Com isso, percebe-se que as empresas entrevistadas possuem similaridades quanto ao perfil, porte, impactos causados pela pandemia e medidas adotadas em relação aos produtos e serviços. Dessa forma, concluiu-se que a comparação entre ambos estados possibilitou visualizar os impactos causados pela pandemia do COVID-19, bem como o papel dos Observatórios de Turismo, que sustentam a ideia de que as informações e conhecimento são capazes de contribuir para o entendimento do panorama de desenvolvimento e recuperação econômica das empresas.